sábado, 31 de janeiro de 2009

DIA DE SÃO JOÃO BOSCO-EDUCADOR DOS JOVENS





31 de janeiro - Itália. Madona de São João Bosco


Um sonho que se realiza (I)

Eu devia estar com nove anos quando tive um sonho que me impressionou, profundamente, deixando-me marcas para toda a vida. Eu me via perto de casa, num pátio bem espaçoso, onde percebi, num tumulto, um grupo de rapazes que se divertiam, jogando e blasfemando. Uns riam, outros blasfemavam. Indignado por ouvir estas blasfêmias, lancei-me no meio deles, sem contar o número, desfechando-lhes socos, golpes e palavras para fazê-los calar.

Naquele momento, surgiu um Senhor majestoso, nobremente vestido, de olhar muito doce. Seu rosto era tão luminoso que não dava para encará-lo. Ele me chamou pelo nome e disse: "Assim não! Não com murros, mas com provas de afeto e caridade é que os atrairás como amigos e lhes ensinarás. Começa, pois, e imediatamente, a lhes falar sobre a torpeza e o horror do pecado e sobre o valor da virtude."

Intimidado, temeroso, envergonhado pelo desalinho de minhas vestimentas e pelos meus punhos em sangue, respondi-lhe que eu era um pobre ignorante. Então, os rapazes, deixando de brigar e de gritar, se agruparam em volta d´Aquele que falava. Como eu já não sabia o que estava a dizer, perguntei:
- Quem é o senhor para me ordenar essas coisas impossíveis?
- Justamente porque estas coisas te parecem impossíveis é que tu deverás torná-las possíveis, obedecendo e adquirindo a sabedoria.
- De que forma poderei adquirir a sabedoria?
- Eu te darei a Mestra que te ensinará, para ensinares aos outros.
- Mas quem é o senhor?
- Eu sou o Filho d´Aquela Mulher que tua mãe te ensinou a saudar três vezes por dia. Se queres saber o meu nome, pergunte-o à minha Mãe.


Dom Bosco
Souvenirs Autobiographiques (Lembranças autobiográficas)
São João Bosco, rogai por nós, pais e educadores.Amem.

Nenhum comentário: