quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

NOSSA SENHORA DE CZESTOCHAWA




Nossa Senhora de Czestochawa defende a cidade de Lwów

Em Lwów (Polônia), em 1675, um curioso fenômeno atmosférico, consignado por inúmeros testemunhos, permitiu a vitória de Jean Sobieski, que viera em socorro da cidade, quando encontrava-se sitiada pelo exército turco, cuja superioridade era esmagadora. Trezentos mil homens (segundo relatos turcos) contra seis mil hussardos! O adversário parecia desesperado. Toda a população de Lwów rojara-se aos pés da Imagem de Nossa Senhora Clemente, na Catedral.

Desde o início da batalha, quando a ala esquerda do exército polonês começava a recuar, já submetendo-se ao inimigo, o céu, subitamente, escureceu, cobrindo-se com densas nuvens, e terrível tempestade abateu o opositor, com tal conglomerado de raios e trovões, gigantesca abundância de chuva e violentas ventanias que, enlouquecidos, os turcos mudaram de idéia, dando início à retirada, enquanto os hussardos, incitados pela tempestade, os importunavam na debandada, gritando: "Viva Jesus! Viva Maria!" Aquele dia era, justamente, véspera de 25 de agosto, quando se comemora a festa de Nossa Senhora de Czestochowa.




Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto de Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte.
Amém.

Nenhum comentário: