domingo, 16 de agosto de 2009

ESPOSA DO ESPIRITO SANTO




Reflexão de São Maximiliano Kolbe(festa: 14 de agosto)

Esposa do Espírito Santo
Maximiliano Kolbe esteve apenas uma vez em Lourdes, isto em 1930; porém, em 1914, ele fora milagrosamente curado do seu polegar direito, que os médicos pretendiam amputar, devido à água que lhe trouxeram da gruta de Lourdes, o que talvez tivesse representado, para ele, um embaraço, contrariando as ordens que tinha. Maximiliano meditou muito, a partir das aparições de Lourdes, sobre o mistério da Imaculada Conceição, a Imaculada, inteiramente plena do Espírito Santo. A Virgem Maria pode, justamente, ser nominada "Esposa do Espírito Santo". Este título, bem conhecido na tradição patrística e teológica, foi sugerido no Novo Testamento. "É uma analogia" - enfatiza o Padre Kolbe, citado por João Paulo II - "que nos faz discernir a união inefável, íntima e fecunda entre o Espírito e Maria Santíssima. O Espírito estabeleceu sua própria morada em Maria, no primeiro instante de sua existência, tomando posse absoluta dela e fazendo com que ela se compenetrasse, de tal forma nesta honra, que o título 'Esposa do Espírito Santo' refletiria apenas uma sombra, longínqua, pálida e imperfeita do que foi, é e será a completa união." "Certamente, a terceira pessoa da Santíssima Trindade não se encarnou, entretanto, como referencia, na visão humana, a palavra 'esposa'; este vocábulo não basta para expressar a realidade da ligação entre a Imaculada e o Espírito Santo. Podemos afirmar que a Imaculada é, de certa forma, a 'Encarnação do Espírito Santo'." Padre Manteau-Bonamy nos propõe esta analogia para compreender a realidade dos laços entre a Virgem e o Espírito: "Se reportamos o vínculo de Jesus e do Filho de Deus, segundo Nestorius, ao da Imaculada e do Espírito Santo, estaremos no caminho justo para entender de que forma a Imaculada é esposa, serva e santuário do Espírito Santo."

São Maximiliano Kolbe, na Conferência de 5 de fevereiro de 1941, citado por João Paulo II, na Homilia de 8 de dezembro de 1982 na Basílica de Santa Maria Maior.



Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto de Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte.Amém.

Nenhum comentário: