domingo, 7 de dezembro de 2008

2O.DOMINGO DO ADVENTO: À ESPERA DO SENHOR





Evangelho: Marcos (Mc 1, 1-8)
Endireitai as estradas do senhor

Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no livro do profeta Isaías: "Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. Esta é a voz daquele que grita no deserto: 'Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!'"
Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. Toda a região da Judéia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão. João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. E pregava, dizendo: "Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo". Palavra da Salvação!


Comentário: Ao se completar o tempo messiânico, João convida a exprimir, através de um sinal que não é apenas cerimonial, a vontade de conversão e a esperança dos tempos novos, caracterizados pela efusão do Espírito Santo. Nesses tempos novos, que para nós já começaram, embora ainda não totalmente realizados, o convite à conversão manifesta-se necessariamente em gestos significativos, “sacramentais” no sentido mais amplo da palavra. Entre esses há certamente o batismo (dos adultos) e a penitência, momentos privilegiados de encontro com o Deus que salva e que perdoa, mas também as atitudes concretas da comunidade e de cada coração novo. São os que o profeta e João, hoje presentes no anúncio litúrgico, indicam na imagem de “preparar o caminho” (http://www.mundocatolico.org.br/)

Nenhum comentário: