segunda-feira, 30 de novembro de 2009
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
FESTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
A medalha milagrosa
Celebramos neste dia o testemunho de vida cristã e mariana daquela que foi privilegiada com a aparição de Nossa Senhora, a qual deu origem ao título de Nossa Senhora das Graças ou da Medalha Milagrosa. Santa Catarina de Labouré nasceu em Borgonha (França) a 2 de maio de 1806. Era a nona filha de uma família que, como tantas outras, sofria com as guerras napoleônicas.
Foi beatificada em 1933 e canonizada em 1947 pelo Papa Pio XII.
Santa Catarina Labouré, rogai por nós!
NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS ROGAI POR NÓS
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Lembrai-vos, ó piedosíssima Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer que algum daqueles que tem recorrido à vossa proteção, implorado vosso socorro e invocado vosso auxílio, fosse por Vós desamparado. Animado, pois, com igual confiança a Vós, ó Virgem entre todas singular como minha Mãe recorro; de Vós me valho e gemendo sob o peso dos meus pecados, me prosto a vossos pés.
Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus, mas dignai-Vos de as ouvir propicia e de me alcançar o que Vos rogo. Amém.(oração de São Bernardo).
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA DE MEDJUGORJE EM 25 DE NOVEMBRO DE 2009
terça-feira, 24 de novembro de 2009
domingo, 22 de novembro de 2009
FESTA DE CRISTO REI
sábado, 21 de novembro de 2009
FESTA DE CRISTO REI
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
O AMOR À NATUREZA
domingo, 15 de novembro de 2009
sábado, 14 de novembro de 2009
Ela é, pois, aquela, perfeitamente sábia
Ela é, pois, aquela perfeitamente sábia; quer dizer, em quem a Sabedoria se encontra perfeitamente realizada e que, sendo perfeitamente sábia porque usufrui das coisas espirituais, solicitou tudo o que era espiritual. Ela pediu esta graça e a obteve.
Ela é aquela que ouviu a palavra bem-aventurada: "Tu és cheia de graça". Por que és plena de graça? Porque és aquela que desejou a graça, que só desejou a graça, que compreendeu que apenas uma coisa era importante e que, justamente, por este motivo, obteve o desejado.
Jean Daniélou
Ave Maria, cheia de graça,
o Senhor é convosco.
Bendita sois Vós entre as mulheres,
bendito é o fruto de Vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus,
rogai por nós, pecadores,
agora e na hora de nossa morte.
Amém.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
FRA ANGELICO
A beleza de sua pintura e a santidade de sua vida granjearam-lhe o cognome de fra Angelico (ou irmão angélico). Aos vinte anos ingressou no convento dominicano de Fiesole.
Sua pintura essencialmente religiosa está dominada por um espírito contemplativo pois concebe a pintura como uma espécie de oração. Seus temas mais frequentes e característicos são a Virgem com o Menino, a coroação da Virgem e a Anunciação. Nas suas representações do paraíso, pinta com dedicação e amor franciscanos flores e ervas dos prados por onde caminham os escolhidos.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
DIA DE NOSSA SENHORA DE ALMUDENA(PADROEIRA DE MADRID)
A Virgem de la Almudena é a denominação da Virgem Maria padroeira de Madrid. Seu nome provem do árabe Al Mudayna, a cidadela. Seu templo é la Catedral de la Almudena de Madrid.
NOSSA SENHORA DE ALMUDENA ROGAI POR NÓS!
domingo, 8 de novembro de 2009
sábado, 7 de novembro de 2009
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
DIA DE SÃO ZACARIAS E SANTA ISABEL
São Zacarias e Santa Isabel
(+ Palestina, séc. I)
Pais de São João Batista, o Precursor do Messias. A Sagrada Escritura lhes faz em breves e concisas palavras um dos mais altos elogios que podem ser feitos de alguém: "ambos eram justos diante de Deus, e de modo irrepreensível seguiam todos os mandamentos e preceitos do Senhor" (São Lucas 1,6).
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
O ROSARIO
O Rosário preenche as condições de uma oração eficaz (I)
Suponhamos que utilizamos o Rosário para algo que necessitamos com premência - como, por exemplo, a cura de nossa saúde ou a de outra pessoa que nos é próxima. A prática do Rosário realiza as condições mais propícias para alcançar o que se almeja:
A contínua repetição dos Pai-Nossos e das Ave-Marias pode ser considerada como perseverança?
Há algo mais a dizer; insistir nas mesmas palavras, supõe, de um lado, a confirmação de não termos sido atendidos desde o primeiro apelo. Por outro lado, a certeza crescente, à medida que renovamos estas preces, de que, tendo assim observado o conselho do Senhor, nós seremos atendidos: "Tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis (Mateus 21, 22). Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito (João 15, 7)."
Assim, esta constante e infatigável repetição das mesmas fórmulas, conota um ambiente de humildade e de confiança, que atrai a graça de Deus.
Trata-se de um aspecto comunitário do santo Rosário. Conhecemos, segundo relata o Evangelho, o poder da oração, quando rezada em grupo. Leão XIII discorre sobre o pensamento de São Tomás de Aquino, ao ponderar sobre esta afirmação: "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles" (Mt 18, 20). Diz São Tomás: "Seria impossível que as orações realizadas em comum não fossem atendidas, se estas não formassem uma única prece."
O Rosário não se presta apenas à recitação em comum, mas se constitui, eminentemente, na única Confraria, na qual encontra seu pleno desenvolvimento a integral expansão do método de formação cristã e, igualmente, de oração eficaz.
Ele se adapta perfeitamente à recitação pública, o que lhe acrescenta, além disso, a mais-valia. Eis as palavras de Leão XIII: "Para obtermos o socorro do Céu, as orações são mais poderosas que nunca, quando feitas publicamente, com perseverança e em pleno acordo, por grande número de fiéis, formando, juntos, um coro único de suplicantes."
in Maria, estudos sobre a Virgem Maria, Volume V